Praça da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro

Foi inaugurada na Fortaleza de São João, na Urca, a Praça da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, no exato local onde os portugueses criaram a cidade maravilhosa.

A inauguração da Praça da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro faz parte de um projeto coordenado pela arquiteta Ana Lúcia Mota, que prevê a abertura dos diversos sítios históricos da Fortaleza à visitação pública: o Projeto de Reconhecimento da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro.

Centrada em torno do marco da fundação, a praça foi projetada com motivos geométricos, desenhando no piso, em pedra portuguesa e jardim, uma cruz de Malta – que juntamente com o brasão de Portugal simbolizavam a dominação portuguesa na cidade.

A cruz de Malta poderá ser observada de cima, já que o local é ao lado do Pão de Açúcar e faz parte da rota da ponte aérea Rio-São Paulo. De dia, vê-se o contorno do desenho dos jardins e das pedras portuguesas nas cores preta, branca e vermelho.

À noite, a cruz de Malta é iluminada por fonte de fibra ótica e lâmpadas de multivapor metálico.

A praça recebeu um total de 52 pontos de luz, com lâmpadas fluorescentes. A iluminação foi projetada com o apoio da RioLuz, e também contempla as muralhas de San Martinho (de 1565) e San Diogo (de 1618) e o portal de 1565 tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A obra foi patrocinada pelo Clube de Regatas Vasco da Gama.